0800 282 2245

Fale Conosco

contato@jgsadvogados.com.br

Mande sua mensagem

Recusar Bafômetro: O Que Acontece Se Não Fizer o Teste

Compartilhe:

Como um advogado especialista em trânsito, eu tenho visto de perto como as leis de trânsito impactam a vida dos motoristas. Uma delas é o teste do bafômetro, uma ferramenta usada para medir a quantidade de álcool no sangue de um motorista.

O Que é o Teste do Bafômetro?

O teste do bafômetro é um exame realizado através de um aparelho chamado etilômetro que mede a concentração de álcool no ar expirado pelos pulmões. Este teste é de uso obrigatório para todos os motoristas que são parados em blitz ou que se envolvem em acidentes de trânsito.

O Direito de Recusar o Teste

De acordo com a Constituição Federal, em seu artigo 5º, inciso LXIII, todos têm o direito de não produzir provas contra si mesmo. Isto significa que ninguém é obrigado a realizar o teste do bafômetro ou qualquer outro exame.

Mas O Que Acontece Se Você Recusar?

Apesar de ser um direito recusar, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) classifica como infração gravíssima a recusa para realizar o teste do bafômetro. E é aqui que as coisas começam a complicar.

1. Multa

A primeira consequência é uma multa no valor de R$ 2.934,70. Para muitos, isso é uma quantia substancial e certamente um incentivo para cooperar com as autoridades.

2. Suspensão do Direito de Dirigir

Além da multa, o motorista terá seu direito de dirigir suspenso por 12 meses. Isso significa que você não poderá dirigir legalmente durante um ano inteiro, o que pode ser um grande inconveniente.

3. Recolhimento da CNH

O terceiro efeito é o recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Isso ocorre na hora e o motorista só terá sua carteira de volta após o cumprimento da suspensão.

4. Retenção do Veículo

Por fim, se não houver outro motorista habilitado para conduzir o veículo, este será retido. Isso pode ser problemático, especialmente se o veículo for necessário para o trabalho ou outras atividades diárias.

O Que Acontece Se Você Fizer o Teste e For Pego?

As mesmas penalidades se aplicam aos motoristas que concordam em fazer o teste e são comprovados dirigindo sob a influência de álcool ou substâncias psicoativas.

Conclusão

A embriaguez ao volante é um problema sério e as leis de trânsito estão aí para proteger a todos nós. Recusar o teste do bafômetro pode parecer uma opção atraente, mas as consequências são graves. Como advogado, meu conselho é simples: se você beber, não dirija. Se você for parado e solicitado a fazer o teste do bafômetro, cooperar com as autoridades é sempre a melhor opção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESEJA FALAR COM A NOSSA EQUIPE?

Preencha os dados abaixo para receber as informações de contato dos nossos advogados. Enviaremos para o seu contato.

Mais Recentes

nathalia christini
nathalia christini
2024-01-31
Maria Mattiello
Maria Mattiello
2024-01-30
Paulaaa Mattiello
Paulaaa Mattiello
2024-01-30
Pamela Sousa
Pamela Sousa
2024-01-26
Gabriel Ferreira
Gabriel Ferreira
2024-01-25
Foi ótima! Belo atendimento
Leonardo Mariano
Leonardo Mariano
2024-01-11
Maicon Teixeira
Maicon Teixeira
2024-01-11
Felipe Luis
Felipe Luis
2024-01-11
Theilor Henrique
Theilor Henrique
2024-01-11
Neka Chemelo
Neka Chemelo
2024-01-11

Preencha e fale agora
conosco no WhatsApp

Estamos prontos para te atender

Não saia com dúvidas! Fale no WhatsApp Agora!

Advogado especialista em Direito de Trânsito pronto para te atender!

Tem alguma Dúvida? Estamos Online no WhatsApp Agora!

Advogado especialista em Direito de Trânsito pronto para te atender!