Com a iminente implementação das novas diretrizes da reforma tributária, um levantamento da plataforma de gestão financeira Conta Azul revela que a maioria das pequenas e médias empresas no Brasil está despreparada para as mudanças. A pesquisa, realizada entre 27 de agosto e 11 de setembro, entrevistou 1.600 empresários e profissionais do setor financeiro, destacando que 83% das empresas têm pouco ou nenhum conhecimento sobre a reforma, e 72% ainda não iniciaram qualquer preparação.
O estudo aponta que o grau de desconhecimento varia conforme o porte da empresa. Entre os Microempreendedores Individuais (MEIs), 45,9% não têm conhecimento sobre a reforma e 43,3% possuem apenas noções básicas. Nas Microempresas (MEs), 35,6% desconhecem o tema, enquanto 48% têm conhecimento básico. Já entre médias e grandes empresas, 27,7% não têm conhecimento algum, e 49,5% possuem apenas noções básicas.
O levantamento também revela que apenas 9% das empresas têm um plano ativo de adaptação, e somente 3% dos empresários possuem um conhecimento avançado sobre o tema. Entre os MEIs, 81,5% não começaram a se preparar e não sabem por onde iniciar. Nas MEs, 75,8% estão na mesma situação, enquanto apenas 7,2% já tomaram alguma providência. Para médias e grandes empresas, 11,3% já iniciaram a transição, mas 68,5% ainda estão desmobilizadas.
O estudo destaca preocupações com o possível aumento da carga tributária (58%) e a complexidade das novas regras (19%). Além disso, as áreas internas mais afetadas incluem precificação (53%) e gestão financeira (21%). A reforma, que visa simplificar o sistema tributário, introduzirá a CBS e o IBS, substituindo os atuais tributos sobre consumo, exigindo das empresas um modelo de apuração paralelo durante a transição.



